Carlos Jared (carlos.jared@butantan.gov.br)

É biólogo, com doutorado em Biologia (Morfologia Comparada) pela Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, doutorado em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-doutorado em Biologia Integrativa pelo Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Trabalha no Instituto Butantan desde 1972, onde, atualmente, é Pesquisador Científico e Diretor do Laboratório de Biologia Celular. É também Professor Credenciado do Programa de Pós-graduação em Anatomia de Animais Domésticos e Silvestres da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-graduação em Toxinologia do Instituto Butantan. É especializado em Morfologia Comparada, com ênfase em Histologia e Biologia Celular. Direciona o seu interesse à biologia e história natural de anfíbios anuros e gimnofionos, particularmente à defesa química através das glândulas cutâneas. Desenvolve também pesquisas sobre a biologia e história natural de mamíferos marsupiais brasileiros, enfatizando a sua defesa natural contra o veneno de serpentes viperídeas. Finalmente estuda a biologia e história natural de Squamata (particularmente lagartos e anfisbênias) objetivando a morfologia de glândulas feromonais atuando na sua comunicação química.

Marta Maria Antoniazzi (mmantoniazzi@butantan.gov.br)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética), também pela Universidade de São Paulo. Trabalha no Instituto Butantan desde 1987, onde, atualmente, é Pesquisadora Científica do Laboratório de Biologia Celular do Instituto Butantan. É também Professora Credenciada do Programa de Pós-graduação em Toxinologia do Instituto Butantan. Tem experiência na área de Morfologia Comparada, com ênfase em Histologia e Biologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia e história natural de anfíbios anuros e gimnofionos com ênfase na defesa química através das glândulas cutâneas, biologia e história natural de marsupiais brasileiros, biologia e história natural de lagartos e anfisbênias com ênfase na comunicação química e morfologia de glândulas feromonais, hematologia comparada, com ênfase na maturação eritrocitária.

         Os dois formam uma parceria no estudo da pele e dos anexos cutâneos de anfíbios e répteis brasileiros. Uma das linhas de pesquisa que desenvolvem está relacionada às adaptações morfológicas à vida em ambientes de difícil colonização, como o desértico (xérico) e o subterrâneo (fossório). Procuram entender, pelo viés morfológico,  o modo como a evolução molda o corpo dos animais, atingindo soluções semelhantes por diferentes meios. Ministram cursos de pós-graduação em Evolução (Introdução à Filosofia da Evolução), de Toxinologia (Biologia e História Natural de Vertebrados Venenosos) e de Microscopia Eletrônica (Introdução à Microscopia Eletrônica nas Ciências Biológicas).

Como contribuição à divulgação científica, ministram cursos, direcionados ao público em geral no Instituto Butantan: Biologia de Anfíbios; Introdução à Microscopia; Anfíbios: Biologia, Taxonomia e Venenos. Para mais informações sobre eles, veja o site do Instituto Butantan www.butantan.gov.br



 
 

 
 
  Site Map